Ensino Fundamental

Fale Conosco

O trabalho educativo com o Ensino Fundamental nas Instituições Educacionais Vicentinas está voltado para o desenvolvimento do pensar, do refletir, do questionar, do analisar, do interpretar, do compreender e do transformar para um mundo melhor, mais justo e solidário para todos e todas, tendo como orientadores das ações pedagógicas os seguintes princípios:

Éticos: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito e discriminação;

Políticos: de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; de busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; de exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades; de redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais;

Estéticos: de cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; de enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; de valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente as da cultura brasileira; de construção de identidades plurais e solidárias.

É objetivo do Ensino Fundamental assegurar a formação de cidadãos aptos a participar democraticamente da vida social e proporcionar aos educandos e educandas a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto realização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania.

A Escola Vicentina Nossa Senhora Aparecida de Paraíso do Norte, atende crianças de Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais.

A grade curricular semanal do Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano), está assim distribuída: Língua Portuguesa – 5 aulas, Matemática – 5 aulas, Língua Inglesa – 2 aulas, Arte – 1 aula, Ciências – 3 aulas, Educação Física – 2 aulas, Ensino Religioso – 1 aula, Geografia – 2 aulas, História – 3 aulas, Filosofia – 1 aula.

A avaliação do rendimento escolar é diversificada, uma prática pedagógica inseparável ao processo de ensino e aprendizagem, com o objetivo de verificar a aprendizagem do educando. Todas as atividades realizadas pelo educando, individual ou em grupo, serão consideradas como trabalhos avaliativos.

Notas trimestrais – Valores

Avaliações – 70

Trabalhos – 20

Simulado -   10

Total -         100

A Recuperação de estudos ou nota dar-se-á de forma concomitante ao processo ensino e aprendizagem. Sendo um direito dos educandos que não atingiram média trimestral igual a 70 ( setenta) e dar-se-á ao final do trimestre, sendo organizada com atividades significativas por meio de procedimentos didático-metodológicos diversificados que promovam a recuperação das notas referentes às avaliações com o peso 70 ( setenta ), prevalecendo a média maior das avaliações, sendo obrigatório sua anotação no Livro Registro de Classe.

O Exame Final será realizado após o 3º trimestre para os educandos que não atingiram uma soma anual de 210 pontos em cada disciplina.

O início das aulas dos Anos Iniciais e Finais no período matutino é 7h30min.

A saída do Fundamental - Anos iniciais ( 1º ao 5º ano) acontece às 11h45min e Anos finais ( 6º ao 9º), acontece às 11h55min.

O início da aula da Educação Infantil, período vespertino, é às 13 horas e a saída às 17 horas.

A carga horária diária do Ensino Fundamental – Anos finais é de 4h25min, divididas em 5 horas-aula de 50 minutos com intervalo de 15 minutos.

A tolerância para o atraso, na entrada das aulas, é de apenas 05 minutos.

O rendimento escolar do educando é acompanhado pela Orientadora Educacional, Coordenadora Pedagógica e Psicóloga, e de acordo com a necessidade, os pais ou responsáveis são chamados para comparecerem à escola, por meio de agendamento.

Anos Iniciais    Anos Finais